Escola Superior de Enfermagem
S.Francisco das Misericórdias


PORTEFÓLIO
DIGITAL
ESTÁGIO
NEPHROCARE
ALMADA
O trabalhar em Unidades de Hemodiálise torna fundamental a necessidade de conhecer os Serviços de Nefrologia que dão resposta e apoio aos doentes que depois vão constituir o corpo de utentes da clinica. Observar alguns atos médicos e cirúrgicos, bem como a realidade da nefrologia hospitalar, a técnica de diálise peritoneal, o percurso do doente, por exemplo, desde que inicia as consultas por alterações analíticas e do bem estar geral, até que têm de induzir alguma técnica dialítica torna-se uma representação muito rica no que diz respeito a aquisição de conhecimentos. Aqui é dado enfoque ao papel do Enfermeiro que acompanha este percurso do doente e que com ele caminha numa relação empática para minimizar a doença crónica e promover a saúde e o bem-estar. O Centro Hospitalar do Algarve - Serviço de Nefrologia, com todas as suas valências e áreas de actuação foi uma local de estágio muito rico em termos de aprendizagem. O estágio foi de observação num total de 40 horas efectivas.
No âmbito do III Curso de Enfermagem nefrológica e Técnicas dialíticas é pretendido que os alunos façam 100 horas de estágio em prática clinica de forma a poderem observar e praticar alguns dos conhecimentos adquiridos a nível teórico na sala de aula. Foi deixado ao critério do estudante construir o seu próprio portefólio de experiencia clinica, indo este ao encontro das suas preferência ou necessidades em termos de aprendizagem. No final do percurso de estágio, pretendia-se que os alunos adquirissem conhecimentos e uma visão ampla, para a prática dos cuidados de Enfermagem, embora numa área tão especifica como a Nefrologia.
Este portefólio é uma compilação de assuntos e um relato sobre o processo de aprendizagem nos vários locais de estágio não sendo objectivo criar um dossier teórico sobre temas que já foram abordados em sala de aula.
CCAV
LUMIAR
CENTRO HOSPITALAR DO ALGARVE




PRÁTICAS CLINICAS
CONTEUDOS
Os cuidados ao acesso vascular para hemodiálise são por norma, um dos aspetos mais importantes do papel do Enfermeiro no decorrer da prática clinica. Providenciar bons cuidados em hemodiálise é conhecer as potencialidades do acesso vascular de cada doente. O conhecimento sobre as técnicas de punção, as suas vantagens e desvantagens e como podem ser adaptadas a cada acesso vascular, revela-se no contexto da Nefrologia a chave para uma diminuição da morbilidade e da mortalidade nos doentes com IRC. A técnica de botoeira ou buttonhole é uma técnica relativamente recente e desconhecida para a maior parte dos Enfermeiros. O estágio na NephroCare Almada surge pela necessidade de aprofundar e conhecer esta técnica, uma vez que nesta clinica, 90% dos doentes são assim puncionados. O estágio foi de observação e perfez 40 horas de estágio efectivo
Se o acesso vascular do doente é a pedra angular para quem está em programa regular de hemodiálise então torna-se necessário aprofundar o maior número de conhecimentos possível sobre esta temática. Conhecer como é que cirurgicamente se constroem os acessos vasculares - no caso das Próteses e das Fistulas - é uma mais valia para o Enfermeiro que tem a função primordial de executar a punção do mesmo. A Nephrocare promove a prevenção, preservação e manutenção dos Acessos Vasculares dispondo assim de Centros de Construção de Acessos Vasculares que respondem a necessidades urgentes ou planeadas para a construção ou revisão do acesso vascular. O estágio foi de observação e perfez um total de 20 horas de estágio efectivo no Centro de Construção de Acessos Vasculares no Lumiar.